domingo

PES 2013 muito marketing, enganação e péssimo jogo.












Vou deixar aqui minha indignação.
ja virou uma constante, todo ano a konami empreza responsavel pela criação do jogo PES (pro evolution soccer), usa a mídia de modo geral, para falar de um produto, e tal produto é mostrado como um produto com uma qualidade incrivel, e durante o periodo de criação do jogo, a empreza vai fazendo suas promessas de melhorias, enchendo o gamers de espectativas em volta do jogo, e é sempre a mesma coisa, mudança daqui,dali... e ai vai. O fato é que todo ano é a mesma decepção, o jogo nunca sai como prometido, e pior sai um jogo tosco, sem IA e ainda tenho que ouvir um bando de famboys sem noção, que nada entendem de futebol, falarem que o jogo é um milagre...
poxa vida! criei uma espectativa quanto a funcionalidade oferecida pela empreza, e quando compro o produto, não passa nem perto do prometido.
O PES 2013 saiu no dia 28 de setembro, e em seu lançamento eu estava la de prontidão na loja, comprei o game e tirei quatro horas do meu tempo para testar o jogo, e nele percebi algumas mudanças, que por sinal, não foi nenhuma mudança significativa; pois o seu principal ponto critico ainda é notável:
Os jogadores ainda estão estáticos, correndo de forma dura, com a física da bola muito magnetizada, numa dividida a bola espirra como se tivesse levado um chute forte. O jogo contra a CPU ta uma coisa ridícula, sem sentido (nada lembra um jogo de verdade). Em uma das muitas promessas a konami prometeu que a bola iria rolar livre, isso não ta acontecendo, pelo contrário; o toque sai para o jogador mais proximo do lance, e ainda o este espera a bola no pé, pois não temos a opção de antecipar. Acho ate que a empresa chega subestimar, nossa capacidade de elaborar criticas. Ainda sobre a jogabilidade do jogo, ele ta com os replays muito esquisitos e cansativos, outra situação é o passe em profundidade que é feito com o triangulo no PS3 e Y no x360, pois esse recurso praticamente não existe, pois nunca dar certo, o passe sai forçado e muito fraco, isso se o passe não sai para o parceiro do lado, outra coisa é o cruzamento longo normalmente elaborado com o botão bola no PS3 e O no X360, que também não funciona como deveria. Esses e outros fatores fazem desse PES 2013 um jogo muito prezo na falta de recursos, muito duro, sem tática, sem realismo  e muito irritante, pois ele não faz jus ao efeito visual que tem e não é o produto oferecido pela empreza de criação do mesmo.
Não sou famboy, apenas gosto de futebol, e o futebol que me agrada não se encontra na franquia da konami.
È muito chato fazer comparativos entre PES e FIFA, mais é inevitável, visto que ambas fazem o jogo de futebol, porem uma faz isso muito bem, enquanto que a outra vive de marketing forçado. O jofo FIFA 13 da EA sporte também ja foi lançado na verão inglesa e também  testei e depois de um bom tempo jogando, pude perceber os muitos recursos que o jogo oferece, aponto de nos prender, nos deixar grudados nos controles olhando para a tela...pois o jogo é de uma realidade que assusta, é realmente um jogo muito bom. Ah, e não tem essa de "pes tem mais times brasileiros licenciados...bla bla bla", isso não importa, "isso é conversa pra boi dormir", o que importa é a finalidade da coisa que é ambientação, física e jogabilidade e isso o fifa tem de sobra.
   o motivo do meu poste não é comparar, pois não há o que comparar, aliáz, seria covardia comparar  o FIFA com o PES; FIFA ta anos luz a frente. Depois dessa eu não comprei mais o PES para essa geração de consoles.



















2 comentários:

Unknown disse...

É muito sensato os seus comentários embora qualquer pessoa que goste de jogar futebol no console ou PC também vai notar, porque é descaradamente óbvio. Quero deixar meu comentário aqui e dar ênfase na palavra que você usou uma vez "irritante", sim isso é o principal sintoma de quem não é um FDP alienado ou fanboy do PES. Eu também comprei o PES 2013 para jogar no PS3, e como sempre meus primos, meus amigos e eu nos reunimos em feriados ou fins de semanas para jogar e neste exato feriado de 20/11/2012 quase tive um AVC de tanta irritação que o jogo me trouxe. Eu não sou muito exigente quanto à física do jogo, mas eu ter que jogar em função do que o jogo dita isso sim me deixa furioso. O Jogo é totalmente automático conforme os detalhes que você passou, e mais, as táticas estão lá para você perder muito tempo tentando fazer o time funcionar conforme seu estilo de jogo, mas no final fica uma “cagada só”. Para provar isso deixei a linha da zaga no nível zero e depois no nível 20, e o que aconteceu? Nada, ou melhor, uma cagada. O Jogo é totalmente premeditado, os lances de gols são sempre os mesmos, ganha quem for mais fanboy do jogo. Sobre o botão Y do PS3 é só fechar os olhos e pressionar que um atacante bom como o Cristiano Ronaldo, vai ficar na cara do gol e se você tiver arrumado sua zaga com cinco zagueiros, você vai perceber que eles vão sair da frente da bola para criar um lance de emoção de gol. Estou indignado porque gastei meu dinheiro e minhas emoções com esse lixo de jogo.
OBS.:Postei novamente porque não tive certeza se deu certo na primeira tentativa.

Anônimo disse...

Haha, como não funciona os passes com o triangulo? Ta louco? Como não da pra antecipar? haha você que tem que aprender a jogar pelo visto.. e a escrever também porque você trocou o z pelo s várias vezes.. me desculpe mas você foi muito tendencioso no seu post